top of page

Castração de Gata

IMG-20190208-WA0075.jpg
IMG-20190208-WA0085.jpg
IMG-20190208-WA0084.jpg

A Cirurgia

O termo castração pode ser aplicado tanto ao macho quanto à fêmea e consiste na retirada dos dois testículos ou na retirada do útero e dos dois ovários. Pode ser denominada também tecnicamente como orquiectomia (para machos), ovariosalpingohisterectomia (para fêmeas) ou simplesmente esterilização.

 

A castração é desejável quando não se tem o objetivo de procriação de seus gatos. Pois é complicado conseguir doar todos os filhotes de uma ninhada, principalmente em se falando de gatos, espécie que ainda sofre muitos preconceitos. Além disso, quando a doação é feita para desconhecidos, não se sabe se a pessoa que adotou é paciente com relação às estripulias dos filhotes, às arranhaduras no sofá, aos miados relacionados ao cio, à demarcação de território dos machos. Enfim, não se sabe se o gatinho doado vai permanecer naquele lar para sempre, ou, se vai ser desprezado, sendo levado de lar em lar, ou pior, jogado na rua. Pensando nesta última possibilidade, ele passará fome, frio, perigos, havendo também uma procriação desordenada, gerando mais gatinhos de rua, que passarão pelo mesmo sofrimento. Sendo assim, pense bem se você deseja ou não que seus gatos procriem.

 

Muitas vezes, o proprietário evita a procriação felina fazendo uso de anticoncepcionais nas fêmeas, ou prendendo seus gatos em casa. A primeira opção é praticamente um crime (você verá a seguir), já a segunda, deixam seus bichanos estressados, pois o macho quer sair para procriar com as fêmeas das redondezas que se encontram no cio, urinam dentro de casa para demarcar território, ficam ansiosos. As fêmeas diminuem a ingestão de alimentos, ficam magras, com a pelagem em mau aspecto, miam o tempo inteiro. Todos esses comportamentos podem incomodar alguns proprietários, mas o pior é quando incomodam aos vizinhos. Alguns destes não têm respeito pela vida de um bichinho indefeso e oferecem veneno a eles, a fim de resolver o problema.

 

Algumas pessoas têm uma ideia errada de que a administração de anticoncepcionais em fêmeas é mais prática e barata do que uma castração. Não importa o preço da castração, ela sempre será mais barata do que as consequências geradas pelo uso de anticoncepcionais. Eles podem causar infecção de útero, cujo tratamento é a castração, mas neste caso custa o dobro de uma castração ou mais, pois o útero estará infeccionado. Sem falar no agravante do perigo de morte que a gata estará sofrendo. Outra consequência do seu uso seria o aparecimento de tumor de mama. Nas gatas, mais de 90% dos tumores mamários são malignos e fazem metástase (se espalham pelo organismo) muito facilmente e a quimioterapia não tão eficaz. Portanto, as chances de morte podem ser grandes. E lembre-se, a cirurgia de retirada de mama custa mais que o triplo do preço de uma castração. Então, está claro que a utilização de anticoncepcionais não vale a pena, primeiramente pela vida de sua gata, e segundo, financeiramente.

 

©  2019 por Clínica Veterinária Kri-Ação. Orgulhosamente criado com Wix.com

  • Instagram ícone social
  • Facebook ícone social
  • Google+ ícone social

Quadra 32 Lote 26 Parque Esplanada III Loja "C", Valparaíso de Goiás, 72876332.

Tel: (61) 3629-7699

    Whatsapp: (61) 99173-4487

bottom of page